O Conselho Municipal de Polítivas Culturais de Santana (CMPC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santana, realizaram uma extensa programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e a partir deste ano feriado nacional, conforme a Lei 14.759/2023.
A Escola Municipal Padre Ângelo Biraghi, situada na área norte de Santana, por exemplo, promoveu, na tarde desta sexta-feira (22), o projeto denominado ‘Respeito não tem cor’.
Apresentação de danças regionais, além de um mural homenageando algumas personalidades negras da História nacional e mundial, foram expostos e fizeram parte da programação da atividade escolar.
Para Almeida Canuto, que representa o segmento de matrizes africana junto ao Conselho de Cultura de Santana, o evento busca mostrar
“Viemos desmistificar a visão negativa que existem da minha e sua cor, mostrando que somos apenas um só povo”, explicou o conselheiro.
Ainda de acordo com os coordenadores da programação, a proposta pedagógica, além da celebração da cultura africana e afro-brasileira é levar e elevar a autoestima dos estudantes e o combate a todas as formas de preconceito, em especial, o combate ao racismo, e para que cada vez mais, crianças e adolescentes, assumam suas características e se orgulhem delas, modificando, assim, o ambiente ao qual pessoas negras estão expostas.
Emanoel Jordanio
(Comunicação/Sancult)