Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santana (CMPC) estiveram participando na última segunda-feira, 13, de um Workshop, promovido pela Prefeitura Municipal de Santana, através da Fundação Municipal de Cultura (Sancult).
A ação contou com a participação de Roberto Prata e Silvio Guedes, ex-membros do Conselho Estadual de Cultura, onde debateram diversos temas relacionados às políticas públicas do setor, entre eles, a interação coletiva dos conselheiros junto aos segmentos culturais e a atualização futura do Plano Municipal de Cultura.
Participaram desse Workshop, realizado no auditório do Sebrae de Santana, os conselheiros e suplentes recém-empossados para o biênio 2025-2027, onde puderam tirar suas dúvidas sobre a rotina dos trabalhos do CMPC, a importância da função de cada representante cultural, além de outros detalhes relacionados às reuniões e comissões do Conselho.
Segundo Roberto Prata, o conselho precisa manter sua ampla participação nas decisões finais de assuntos relacionados ao setor.
“Mesmo que o conselheiro seja um representante indicativo de um segmento específico, ele tem toda autonomia de participar e debater melhorias para outras áreas, tudo em prol de beneficiar uma coletividade de fazedores de cultura”, disse Prata.
Para a vice-presidente da Sancult Aliany Guedes, a realização desse Workshop marca o início de um novo ciclo de diálogo e aprendizado.
“Nosso objetivo é fortalecer o papel do Conselho como espaço de participação, transparência e construção coletiva das políticas culturais do município. Que este biênio seja de muita atuação, compromisso e resultados para a cultura de Santana”, deseja Guedes.