Bastou a iniciativa de um grupo de amigos em se unir para levar o cinema a quem não tem condições ou acha dificultoso de se deslocar até a capital amapaense, onde somente ali que existem as famosas salas de exibições cinematográficas.
A idéia então foi montar essas sessões de cinema em espaços públicos de Santana, fazendo assim o público a apreciar um bom filme ao ar livre.
Surge dessa forma o projeto ‘Ciinema Legal’ (ou também denominado ‘Cinema nas Praças’), uma maneira agradável de levar lazer e entretenimento para um público sedento pelo cinema, mas que não tem viabilidade financeira ou sem disponibilidade para prestigiar a sétima arte.
“Sabemos que não é barato para uma família de quatro pessoas ir a um cinema, onde o gasto somente com o ingresso não sai a menos de R$ 100, isso sem falar no transporte e o lanche para a criançada. Por isso que trouxemos essa idéia para ser feita nas praças”, explica Michell Fonseca, coordenador do projeto.
E o primeiro passo foi tomado na noite desta quarta-feira (13), sendo montado um telão no palco da tradicional Praça Cívica de Santana, além de organizar dezenas de cadeiras que logo foram sendo preenchidas com a chegada de um público variado: eram crianças, adultos, adolescentes.
A animação infantil ‘Divertidamente’ (da Pixar) foi a produção que inaugurou o projeto em Santana, sendo que não será sua única exibição em local aberto.
“Já estamos querendo levar essa idéia para outros municípios amapaenses, como Mazagão, Porto Grande, para o público melhor conhecer sobre o cinema e se aproximar desse mundo”, garante Fonseca.
Vale ressaltar que durante a exibição da animação, também houve a distribuição de refrigerante e pipoca para o público presente.
Emanoel Jordânio (Comunicação / Sancult)