Na tarde desta terça-feira, 1º de julho, representantes da Secretaria Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial (SANPIR) e da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), ambas da Prefeitura Municipal de Santana, estiveram reunidos para planejarem uma ação conjunta em celebração ao Dia do Capoeirista e do Mestre de Capoeira, comemorado em 30 de junho, conforme estabelece a Lei Estadual nº 4.649/1985.
Participaram da reunião o Secretário Leo Fernando (SANPIR), o Coordenador de Igualdade Racial Kaio Carvalho (SANPIR), o técnico Carlos Coutinho (SANPIR), a Chefe de Gabinete da SANPIR e a Presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura (Sancult) Aliany Guedes.
Durante o encontro, foi destacada a importância de valorizar a Capoeira como patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro e símbolo de resistência e identidade.
Ficou definido que será realizada uma ação comemorativa integrada entre as duas pastas, com o objetivo de dar visibilidade aos mestres, grupos e praticantes de Capoeira do município de Santana.
A programação prevista para acontecer nesta sexta-feira, 04 de Julho, incluirá apresentações, rodas, homenagens e atividades formativas.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da cultura afro-brasileira, a valorização dos saberes tradicionais e a defesa da igualdade racial no território santanense.